Sepulturas Históricas da Necrópole São Paulo recebem a tecnologia QR-Code


Pare, clique e leia. Agora será possível passear pelas alamedas do cemitério São Paulo e conhecer um pouco da história de personalidades públicas, sepultadas no local. Essa visita autoguiada só foi possível através de uma tecnologia, cedida ao Serviço Funerário pela empresa Memoriall, que foram instalados nas lápides, identificando a personalidade ali sepultada. Há também postes afixados nas ruas principais, contendo a mesma tecnologia, para facilitar a identificação dos artistas, políticos e intelectuais sepultadas nas referidas quadras. Deste modo o visitante poderá estabelecer seu próprio ritmo dentro da necrópole, variando as leituras entre escultores de prestígio como Victor Brecheret, Galileo Emendabili; políticos que fizeram parte da história de São Paulo como o ex-prefeito Francisco Prestes Maia; as belíssimas esculturas de Raphael Galvéz e algumas figuras como Ryu Mizuno, considerado patrono da imigração japonesa no Brasil. Para poder vivenciar essa experiência basta possuir um dispositivo móvel (tablet/smartphone) e baixar um aplicativo gratuito de leitura do QR- Code. Depois de instalado o aplicativo, resta posicionar o dispositivo sobre o código para receber as informações cadastradas naquele código.

Conta o presidente da Memoriall, Ricardo Marques, que o grupo que trabalha sob seu comando fez o mapeamento total do local (ruas e quadras), cujo resultado inicial culminou com um mapa geral que está afixado na sede da administração do cemitério. Agora, o próximo mapa de localização, com 2 metros de cumprimento, será instalado na entrada, na Rua Cardeal Arcoverde nº 1217, de forma que o visitante poderá escolher por onde quer iniciar o passeio autoguiado. Há ainda o mapa impresso que poderá ser retirado na administração do próprio cemitério. Foram instaladas 129 placas, sendo 13 políticos, 37 intelectuais e personalidades públicas e 79 esculturas de artistas consagrados, tais como Galileo Emendabili, Nicola Rollo, Aldo Bonadei, entre outros.

Com esse recurso, os cemitérios Consolação, que já possui a tecnologia e o São Paulo, poderão ser vivenciados como espaços públicos de cultura e lazer e o munícipe pode, além de apreciar uma agradável caminhada por entre os ipês rosas, conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, contada por aqueles que aqui passaram e deixaram suas marcas.

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/servico_funerario/noticias/?p=199537

Leia Mais Noticias