0122A a1a
a2a
Lucas Nogueira Garcez (São Paulo, 9 de dezembro de 1913 — São Paulo, 11 de maio de 1982) foi um engenheiro e político brasileiro. Recebeu o prêmio de Eminente Engenheiro do Ano em 1968.
Foi governador do estado de São Paulo entre 1951 e 1955.
Formado em engenharia civil, em 1936, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde foi professor. Recebe o título de professor doutor em 1946 e professor emérito em 1964, sendo o sexto doutor a receber essa honraria.
Sua vida profissional começou a ganhar destaque quando assumiu a superintendência da construção da usina hidrelétrica de Avanhandava (1940) e da Fábrica Nacional de Motores (FNM-1943). Prosseguiu atuando nas áreas de saneamento e de saúde pública até que, em 1949, ocupou o cargo de Secretário de Estado de Viação e Obras Públicas, onde conseguiu a projeção de seu nome a fim de ser eleito governador.
Eleito com o apoio do Governador Adhemar Pereira de Barros, dele se afastou após assumir o cargo de governador. Nas eleições seguintes, em 1954 não apoiou Adhemar, que pretendia voltar ao Governo de São Paulo, o que facilitou a vitória de Jânio Quadros.
Durante seu mandato criou o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), as Usinas Hidrelétricas do Paranapanema (USELPA), o Conselho Estadual de Higiene e Segurança do Trabalho, o Departamento de Assistência Médico-Hospitalar ao Servidor Público Estadual e o Fundo de Amparo ao Menor.
Foi grande incentivador da construção de usinas hidrelétricas, vindo a inaugurar as usinas de Salto Grande, Limoeiro, Euclides da Cunha e Barra Bonita, bem como os aeroportos de Congonhas e Viracopos e a finalização das obras da Via Anchieta.
Seu governo instituiu um plano de desenvolvimento estadual denominado PAGE - Plano de Ação do Governo Estadual.1
Em 1951, institui uma comissão mista criando o Parque do Ibirapuera parar que esse se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo em 1954.2 O arquiteto Oscar Niemeyer teve a responsabilidade pelo projeto arquitetônico, construindo, entre outros edificios, o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, popularmente conhecido como Oca (Parque Ibirapuera).3 Tambem em 1954, fundou a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, conhecida como OSESP.4
Após seu governo prosseguiu a carreira de docente e pesquisador na universidade e em institutos de pesquisa, não abandonando, contudo a política, pois em 1970 foi presidente da Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Ainda no período de 1967 a 1975 foi diretor das Centrais Elétricas de São Paulo (CESP) e, posteriormente, entre 1979 e 1982, presidente da Eletropaulo no governo estadual de Paulo Maluf, cargo que ocupou até o seu falecimento. Foi autor de diversos livros destacando-se Hidrologia e Engenharia Hidráulica e Sanitária, ambos publicados pela Editora Blucher.
Nome: Cemitério da Consolação
Endereço: Rua da Consolação, 1660
Bairro: Consolação
CEP: 01302-001
Cidade: SAO PAULO
Estado: SP
Quadra: R 17-LE
Terreno: 14
20/8/2015 -
24/4/2016 - Ivanny Ribeiro Brincas na época Ivanny Bozzo Ribeiro
No meu conceito foi o melhor governador que tivemos em S,Paulo. Na época era estudante na Escola Normal Padre Anchieta, no bairro do Bráz. Conheci-o numa ocasião , quando ele visitou essa Escola e senti a simpatia e interesse em averiguar se estava tudo organizado. E também por todas as grandes obras que realizou em seu governo. Se hoje tivéssemos uma pessoa assim, não estaríamos passando por tantos desatinos!As melhores pessoas passam por pouco tempo em nossa vida!Deixo minha admiração a essa pessoa que deixou uma grande impressão em minha vida!!!20/8/2015 - Gabriel souza
estudei na escola com o nome dele .10/10/2017 - Gilvana Helena Nepomuceno dos Santos
Bom dia família .Tenho orgulho de estar Vice diretora da escola que tem Lucas como patrono.Esta se aproximando o mes de seu aniversário e estamos fazendo um memorial ao Lucas.Caso tenha fotos que queira incluir agradecemos.Atenciosamente1/8/2018 - Reginaldo Diniz Garcez
Li muito sobre o Prof Lucas Nogueira Garcez, cuja vida me serve de inspiração em vários projetos e me sinto honrado de estarmos ligados pelo mesmo sobrenome. Gostaria de ter contato com os filhos e seus decendentes para aprender mais sobre a obra deste grande homem. Meu cel: (11) 99623.2283Att.Reginaldo Diniz Garcez